
Deixe-se ouvir


Não espere por uma história de vampiros bonzinhos, pois nessa incrível narrativa, os vampiros são monstros sanguinários, completamente descontrolados e que só querem saber de uma única coisa: cortar você ao meio.
Sinopse do Livro A Passagem: "Esta é a história de vampiros que você não pode perder: 15 páginas são suficientes para cativá-lo; depois de 30, você se descobrirá prisioneiro, lendo noite adentro. Um livro com a força dos épicos.” – Stephen King
Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado.
A Passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte."
Você consegue encontrar esse livro por aproximadamente R$ 49,90 nas livrarias e o segundo volume Os Doze pelo mesmo valor.
Alguns Detalhes Adicionais a Postagem:
Justin Cronin nasceu e foi criado na Nova Inglaterra. Concluiu a graduação em Harvard e hoje é professor da Rice University. Vencedor do PEN/Hemingway em 2002 com Mary and O'Neil, é também autor de The Summer Guest, lançado em 2004. Suas obras de ficção lhe renderam, ainda, os prêmios Stephen Crane, Whiting Writer's e Pew Fellowship. A Passagem, primeiro livro de uma trilogia, marca um novo momento em sua carreira e teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Fox 2000. A história chegará às telas com direção de Ridley Scott (produziu filmes como O Gladiador de 2000 e Prometheus de 2012). Cronin mora em Houston, no Texas, com a esposa e os filhos.
Bom, havia dito no vídeo acima que não sabia se o livro iria virar filme e acabei de descobrir junto com vocês, mas infelizmente ainda não há data prévia para estrear, e muito menos aqui no Brasil - o que resta é ficar no aguardo ansiosamente -. Mas uma coisa que preciso deixar clara sobre esse livro antes de ficarem ainda mais interessados, é o fato de que ele é direcionado para o público adulto, e que tem muito drama ao longo da história, mas no sentindo de dramas pessoais de cada personagem, cada batalha interna e externa ao longo da narrativa, que faz com que fiquemos ainda mais vidrados sobre o que irá acontecer quando dobrarmos a próxima página. Então fiquem preparados para várias emoções ao longo do livro, que irão lhe prender do início ao fim.
Como havia dito, a história é contada na terceira pessoa, mas isso não faz com que fiquemos distantes dos personagens e sim mais próximos. O legal desse livro é o fato de Justin ter a preocupação de que você entenda todos os personagens, inclusive as 12 cobaias nos experimentos. Tanto que, no ínicio do livro ele fala sobre uma das cobaias, o Carter, um homem negro, pequeno, magro e pobre que foi acusado de homicídio quando na realidade não matou ninguém. Então faz com que você se identifique, se apegue, e até mesmo reze para que alguns personagens não morram ou virem virais com o passar da história.
Mas se você espera emoção do início ao fim já aviso, não é bem assim...
Aposto que alguns dos leitores desse blog adoram ficção, apocalípse e pessoas virando monstros de tudo que é tipo, então vocês já devem ter visto ou jogado Resident Evil e sabem que tudo começa de algum jeito. Justin fez questão de deixar claro onde tudo começou, então no início da história é direcionado para isso, para como o apocalipse começou, como foram os testes, como a instalação é segura (até que os vampiros fogem), e como os personagens sofrem um dilema do que é certo ou errado, mas, depois que se passam noventa e três anos, onde o caos já foi instalado, é que começa então a luta pela sobrevivência, dos poucos humanos que restam na colônia e que não sabem nada do mundo exterior. Mas aqui vai outro aviso, se vocês acham que a história é chata no início por isso, vão se surpreender, por que no final das contas você se pega querendo saber detalhes dos experimentos e do como as cobaias fugiram e saíram dilacerando todos pela frente.
Mas, partindo para Colônia...
A história é dividida em duas partes, o início, onde tudo começou e a colônia. No começo da narrativa mostra o mundo que conhecemos hoje, e depois o mundo apocalíptico contado pela visão dos moradores dessa colônia. Mas vamos contar mais ou menos como a colônia foi formada e a vida das pessoas que moram lá:
A colônia é uma instalação gigantesca, com muros de vinte e cinco metros de altura, grossos e sem nenhuma fissura para que os virais não tenham como escalá-lo. Ao longo da extensão do muro, ficam os Vigias, que são pessoas designadas a proteger a colônia em dois turnos: dia e noite, cada vigia usa uma besta como arma (uma besta é a arma usada pelo Van Helsing, onde você só tem uma flecha para atirar, e demora um bom tempo para recarregar novamente, então, se você for matar um viral, só tem uma única chance de acerto. Mas logo abaixo vai a foto do que é uma besta), ou uma faca caso o viral chegue perto demais.
Na colônia há casas para cada família, e pastos para cavalos, estufas para verduras, alojamentos, apiário para as armas, armazém, área de treino, abrigo para os pequenos e etc. Ai vem à pergunta: da onde vem à luz que os protege dos virais? A energia vem de uma usina elétrica no pé da montanha (onde fica a colônia), mas essa energia é usada somente para as luzes em torno da colônia e não nas casas, para que ela dure mais tempo. Só que, com o passar do tempo, os Guardiões (que são as pessoas mais velhas das primeiras famílias que chegaram na colônia), decidiram desligar os rádios que os mantinham conectados aos militares, então, não há exército para salvá-los e muito menos mandar baterias novas quando essas que eles têm acabarem. Resumindo, um dias as luzes da colônia irão apagar, e o que eles irão fazer para sobreviver, sendo que tudo o que sabem do mundo exterior é que: a maioria da população são virais, ninguém sabe se o exército ainda existe, e será que existe algum lugar seguro que não seja a colônia onde moram?
É em meio a essa rede de intrigas que Justin nos leva até o final do primeiro volume, e com o passar do tempo, você se descobre preso pela narrativa, querendo saber como irão sobrevier em um mundo do qual não conhecemos, e
se conseguirão acabar com o apocalipse formado pelos militares há tantos anos atrás. Sem contar que você acaba sendo arrastado para os pensamentos de Badcock, que foi a cobaia zero, a primeira a ser testada há noventa e três anos atrás, o viral mais forte e mais sanguinário que existe. Essa é uma história de vampiros monstruosos e sem piedade, em uma narrativa rica de detalhes aonde você irá descobrir que esses monstros, podem ser muito mais do que animais ferozes... que eles podem pensar e planejar armadilhas.
Autor: Justin Cronin
Livro 1: A Passagem
Número de Páginas: 816
Ano de Lançamento: 2013
Editora: Arqueiro
Nota: 10
Livro 2: Os Doze
Número de Páginas: 592
Ano de Lançamento: 2013
Nota: 10
Livro 3: A Cidade de Espelhos