
Deixe-se ouvir

Boa Tarde Gente!
Sinopse: "Melanie Stryder se recusa a desaparecer.
Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo.
Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vividas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente.
Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam."
Ah, já fazia muito tempo que queria falar sobre esse livro no blog, mas infelizmente mal lembrava da estória, então acabou que decidi esperar pelo filme para dar aquela refrescada boa na memória. Mas aqui estou para falar tudo e mais um pouco sobre essa última obra de Stephenie Meyer e tirar todas as dúvidas.

Enredo da estória:
Como já puderam ver na sinopse a estória em si se passa em um mundo invadido por alíens, só que em vez de monstros verdes ou gelatinosos, são seres delicados e "puros" que invadem o corpo humano e tomam conta das atividades motoras e cerebrais. Só que nem tudo é um mar de rosas para eles, porque existem seres humanos que prosseguem lutando para não serem capturados, estes são denominados "selvagens", e entre eles está Melanie Stryder, uma adolescente que prossegue lutando ao lado do irmão mais novo Jamie e do namorado Jared. Só que tudo muda quando Melanie é cercada pelos alíens em um prédio e ela se vê diante de duas opções: morrer para salvar o irmão mais novo e o namorado que estão escondidos, ou ser capturada. Então decidi se atirar pela janela do prédio, mas sem sucesso acaba sobrevivendo. Curam seu corpo de todos os danos da queda e implantam uma alma, denominada Peregrina. Peg -
para os íntimos - está se acostumando com as limitações desse novo corpo, além das emoções que ele trás, só que a única coisa que Peg não esperava era Melanie prosseguir lutando pelo domínio de seu corpo e mente.
Peg tem a missão de descobrir onde estão os outros "selvagens" através das memórias de Melanie, mas esta deixa a tarefa mais difícil quando começa a bombardear Peg com lembranças de seu amor por Jared e Jamie. Peg se deixa levar pelos sentimentos que essas lembranças trazem e o amor que este novo corpo tem por eles, e se descobre questionando se sua raça é tão pura assim, e se esses "selvagens" são tão ruins como falaram para ela. Então quando menos se espera Peg - junto com Melanie em sua cabeça - vão atrás desse amor que ambas têm, enquanto Peg se torna uma fugitiva e traidora para a própria raça. Mas a pergunta que paira no ar é: O que acontecerá quando Jared ver o corpo da mulher que ama, mas com um ser repugnante dentro?
Observações:
Este livro é contado na primera pessoa pela visão de Peregrina, mas com participações árduas de Melanie em sua cabeça, que acaba deixando a estória mais empolgante, ainda mais com os toques de sarcasmo e humor que esta tem. Mas no início da estória Stephenie se foca mais na parte do descobrimento de Peregrina, as lembranças que Melanie joga em cima dela sobre o seu relacionamento com Jared e o amor que os três (Melanie, Jared e Jamie) têm um pelo outro, como se fossem uma família. Depois que as duas vão atrás deles, que as pitadas de sarcasmo de Melanie vão sumindo e acaba aparecendo no lugar um certo relacionamento entre as duas, como se elas fossem amigas apesar de tudo o que aconteceu, e de Peg estar no controle do corpo dela. Isso com o passar da estória vai ficando cada vez mais evidente, ainda mais depois que elas encontram com eles.
A estória se desenrola em cima dos personagens principais que são: Melanie e Peregrina que habitam o mesmo corpo, Jared, Jamie, Ian que aparece com o decorrer da estória, a Buscadora que é para quem Peg estava passando as informações sobre as lembranças de Mel, Tio Jab que é o tio da Melanie e Kyle que é o irmão mais velho de Ian. Basicamente são esses os personagens que mais estão presentes, apesar da estória focar em um quarteto amoroso. Sim! Na saga Crepúsculo - primeira saga de Stephenie - há um triângulo, mas nesse livro temos um quarteto amoroso, só que a diferença é que Mel e Peg estão no mesmo corpo, enquanto uma ama Ian e a outra Jared, isso acaba deixando a estória muito mais envolvente no sentido de amor impossível. Mas há muitas pitadas de suspense, ação, sem contar o fato de que a autora explorou muita o fato do ser humano estar danificando o planeta e também, a união humana para começar do zero.
Minha opinião pessoal:
Eu gostei muito do livro, apesar de fazer uns bons anos que já havia lido. Lembro que o comprei, porque era muito fã da saga - claro, até perceber os diversos furos que Stephenie Meyer deixou para trás (não me julguem fãs!) - então, quando apareceu esse, não hesitei em comprar e posso dizer que me surpreendeu e muito, comparado com a saga Crepúsculo.
Os personagens são envolventes, e cada um com uma personalidade diferente e marcante. Enquanto Malanie é guerreira e engraçada, Peregrina é doce e meiga. Jared é cabeça dura e imprudente, já Ian é carinhoso e compreensivo. São personagens que se complementam e ao mesmo tempo são completamente diferentes, isso torna a estória muito hipnotizante. Mas não posso esquecer de falar de um dos meus personagens favoritos, o Tio Jab, que é um dos mais queridos do livro todo. Ele é muito amigo, compreensivo e tem uma personalidade muito forte, além de ser o "dono da casa", isso o torna um líder, mas acima de tudo ele é um pai para Peg.
O filme:
Alcançou todas as minhas expectativas relacionadas com o livro. Os diretores e produtores usaram todos os limites da imaginação com os efeitos especiais, sem contar que transformaram a "caverna" onde os "selvagens" moram, exatamente como imaginei, apesar de que os atores escolhidos não foram nem perto o que pensei que seriam. Mas logo abaixo vão algumas imagens dos personagens principais no filme:


Melanie com Peregrina em seu corpo Jared



Ian Jamie Tio Jab
Uma coisa que gostei bastante é que não colocaram no filme algumas cenas que me desagradaram no livro, como por exemplo a parte onde Jared espanca Peregrina por esta estar no corpo de Malanie. Não falaram detalhadamente dos outros planetas onde Peg viveu, porque achei muito exagerado os detalhes infantis que Stephenie deu no livro. Mas houve algo que me deixou irritada, onde Peg é obrigada a se deformar com a ajuda de uma pedra para poder salvar uma vida, quando no filme simplesmente fizeram alguns cortes, isso me deixou chateada, pois era uma parte fundamental da estória onde ela prova o amor dela pela humanidade.
Acho que essas foram poucas coisas que me deixaram triste e ao menos tempo feliz, mas pesando os prós e contras, continuo gostando do filme tanto quando o livro. E também recomendando que leiam e vejam o filme que prossegue em cartaz.
Para finalizar vocês conseguem encontrar esse livro nas livrarias por aproximadamente R$ 30,00, e o filme gratuito na internet ou para assistir online enquanto não está a venda. Mas não se esqueçam de dar uma olhada antes nos cebos, vocês conseguem encontrar muitos livros em ótimas condições e com o preço muito mais acessível. Qualquer dúvida ou pedido podem me enviar por e-mail, mas se preferirem entrem na minha página no facebook: Canto dos Livros.
Autora: Stephenie Meyer
Nome: A Hospedeira
Número de Páginas: 560
Ano de Lançamento: 2009
Editora: Intríseca
Nota: 8