
Deixe-se ouvir

Cilada:
Ninguém consegue escapar das próprias mentiras.
Boa Tarde gente!
Autor: Harlan Coben
Número de páginas: 272
Ano de Lançamento: 2010
Editora: Sextante
Nota: 9
Sinopse: "Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.
O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente.
Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios.
Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página."

Aqui estou para falar de outro livro do nosso querido careca Halan Coben, e mais uma vez ele arrasou no quesito suspense e enredo surpreendente. Mas, se você leu a minha outra resenha sobre Não Conte a Ninguém que também é do Harlan, deve estar se perguntando por que dei nota 9 para esse, mas não se preocupe irei esclarecer uma única coisa que não me agradou muito.
Enredo:
Bom, vocês devem estar se perguntando o que essas duas estórias tem relação e eu fazia a mesma pergunta no início, mas como sempre Harlan dá um jeito de interligar os fatos e nos surpreender no final, fazendo com que nos questionemos coisas como: "Nossa! Nunca pensei que era isso" ou "Não acredito que ele era o assassino", mas vamos para o enredo.
Tudo começa quando Haley McWaid some misteriosamente quando na realidade era uma aluna exemplar e uma filha obediente, isso faz com que todos comecem a imaginar o pior. Logo em seguida Dan Mercer recebe uma ligação misteriosa de uma menina e vai ao seu encontro em uma casa praticamente abandonada quando é surpreendido por uma equipe de repórteres, sendo entre eles Wendy Tynes, que o acusam em rede nacional de pedofília. Apesar disso, Dan é inocentado por falta de provas, mas isso não faz com que suma a mancha em sua vida que acaba por atrapalhar diretamente seu emprego e vida pessoal. Enquanto isso Wendy - que perdeu o marido em um acidente de carro e cria o filho adolescente sozinha - começa a questionar se Dan era realmente culpado quando recebe sua ligação para se encontrarem. Com receio Wendy vai a seu encontro em uma trailer longe da cidade e acaba sendo a única testemunha de sua morte. Então com o passar do tempo Wendy se vê mais convencida em descobrir a verdade sobre Dan e o que aconteceu para seu corpo ter sumido da cena do crime em minutos. Quando menos espera Wendy se vê no meio de uma rede de intrigas, descobrindo segredos que deveriam ficar adormecidos para sempre e percebendo que o que aconteceu com Haley está diretamente ligado com a morte de Dan.
Minha Opinião Pessoal:
Não preciso nem dizer que esse foi outro livro do Harlan que me fez roer as unhas de tensão, ainda mais sendo um livro muito mais intenso que Não Conte a Ninguém, mas a única coisa que não me deixou muito contente foi o início, pois demoramos um pouco para nos acostumar com duas histórias que no final se ligam. Mas posso afirmar que essa foi a única coisa que me fez tirar um pontinho do livro, mas se você está acostumado com suspense/livro polícial não irá ter o mesmo problema.
Outro fato interessante sobre o livro é a forma como Harlan sempre dá um jeito de interligar duas coisas que aparentemente não tem nenhuma relação e acrescentando segredos guardados há anos que no final das contas esclarecem tudo. Quando se termina Cilada ficamos encarando o livro e pensando sobre tudo o que aconteceu ao longo da estória para tentar achar pistas que nos digam um final óbvio, mas descobrimos que não tem como! Por mais que tentemos descobrir o final de Cilada ou de qualquer outro livro de Harlan sempre descobrimos que nada é o que parece ser, e nem chegamos a riscar qualquer nome da nossa lista de possíveis assassinos quando chegamos ao final. Então leitor, fique preparado para surpresas, tensão, humor e suspense até a última página.
Para finalizar vocês conseguem encontrar esse livro em qualquer livraria pelo preço aproximado de R$ 20,00 , mas não se esqueçam de dar uma olhada em algum cebo quando conseguirá encontrar preços mais acessíveis e livros em boa condição. E se quiser ficar por dentro das novas postagens no blog, frases literárias e tudo relacionado a livros, dê um curtir na minha página no facebook: Canto dos Livros.