
Deixe-se ouvir

Boa Tarde gente!
Sinopse: "Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer.
O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, apararentemente, só pode ser sido enviado por sua esposa.
Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem respostas: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos atrás? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Na mira do FBI como o principal suspeito da morte da esposa e caçado por um perigosíssimo assassino de aluguel, David Beck contará apenas com o apoio de sua melhor amiga, a modelo Shauna, da célebre advogada Hester Crimstein e de um traficante de drogas chamado Tyresse para descobrir toda a verdade e provar sua inocência."
Sinopse intrigante, não?
O livro em si é muito intrigante do início ao fim, e essa é uma marca de todos os livros do Harlan Coben, além de que você nunca descobre o final, por mais que monte várias suposições, pode ter certeza: nenhuma delas é a certa. Outra coisa legal do livro, é que ele não te deixa com uma única visão, no caso, contado somente por um personagem. Nesse livro em especial, ele é contado pela visão do David em algumas partes, mas em outras na terceira pessoa, que faz com que você entenda e ganhe afeição pelo personagem
principal, mas ao mesmo tempo tenha uma visão ampliada dos outros.
Mas vamos para o enredo da estória:
A narração começa com David Beck relembrando o fadado dia do lago, onde ele e sua esposa, Elizabeth, vão para comemorar o seu 13° aniversário do seu primeiro beijo (eles estão juntos desde os doze anos se não me engano). É um tipo de ritual que eles têm, onde marcam na árvore um pauzinho para cada beijo dado desde quando eram jovens. Então eles se beijam e decidem entrar no lago de noite para 'fazerem amor', depois que terminam Elizabeth sai e David fica boiando lá até que ouve um barulho estranho e logo depois um grito. Ele sai correndo desesperado, e leva um golpe na cabeça feito por um taco de beisebol, e no exato momento fica inconsciente na água. Quando acorda, de algum modo ele conseguiu sair do lago e ligar para a polícia, mesmo sem saber como conseguiu fazer isso. Dois dias depois a polícia encontra um cadáver de uma mulher em uma estradinha, com a letra K marcada a brasa no rosto, marca do serial killer KillBoy que faz isso quando sua vítima ainda está viva. Então a polícia chama o pai de Elizabeth para reconhecer o corpo, e este afirma que é sua filha. Depois disso, se passam oito anos e David enfia a cara no serviço de pediatra para superar a morte da mulher, até que um belo dia, recebe um e-mail onde diz:
E.P + D.B. /////////////////////
Que é igual a Elizabeth + David e vinte e uma barrinhas, como se ela prosseguisse contanto desde o 13° aniversário deles. E é então que as perguntas começam aparecer: Como Elizabeth pode estar viva? Por que mandou um e-mail oito anos depois? O que aconteceu exatamente naquela noite? Como se essas perguntas não bastassem, dois corpos aparecem no lago como se estivessem lá a oito anos juntos com um taco de beisebol com o DNA de David. A polícia começa a achar que David é o culpado pelo assassinato desses dois homens e pelo assassinato de sua mulher. Com isso, começa a ser investigado, ao mesmo tempo que continua recebendo e-mails duvidosos, enquanto a polícia faz o possível para acusá-lo.
David só tem a ajuda de sua melhor amiga, da advogada e de um traficante de drogas para conseguir provar sua inocência, enquanto um assassino de aluguel faz o possível para apagá-lo antes da polícia o capturar. E agora, o que irá acontecer?
Minha opinião pessoal:
Eu adorei a estória, pois ela é cheia de alto e baixos, transborda ação, suspense e partes que realmente perdi o fôlego. E como já havia dito lá em cima, você não sabe o que esperar quando vira a página, e quando acha que está desvendando tudo acaba descobrindo um final surpreendente. Esse suspense bem elaborado é uma marca de todos os livros de Harlan Coben, além de pitadas de humor e personagens de personalidade. Sem contar o fato de quando se termina um livro dele ficamos pensando: Como não imaginei isso? Então fica pensando sobre o assunto e chega a conclusão que nunca lhe passou a possibilidade de um final assim, ou muito menos quem é o culpado da estória. Então fiquem preparados para finais surpreendentes!
Mas, e se esse livro virasse filme?
Sim, a estória de Harlan virou filme em 2006 por uma produtora francesa que recebeu quatro Cesars (o Oscar francês), inclusive de melhor ator e diretor. Confesso que não vi o filme apesar de ser baseada no livro do Harlan, mas provavelmente deve ser tão bom quanto o original. Mas logo ao lado vai o trailer do filme para deixá-los mais na vontade de vê-lo ou lê-lo:
Autor: Harlan Coben
Nome: Não Conte a Ninguém
Número de Páginas: 256
Ano de Lançamento: 2011
Editora: Sextante
Nota: 10