
Deixe-se ouvir

O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares:
Autor: Ransom Riggs
Número de Páginas: 336
Ano de Lançamento: 2012
Editora: Leya
Nota: 10
Sinopse: "Uma ilha misteriosa. Um orfanato abandonado. Uma estranha coleção de fotografias muito peculiares.
Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo – por mais impossível que pareça – ainda podem estar vivas.
Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época, O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares vai deliciar adultos, adolescentes e qualquer um que goste de aventuras sombrias."
"Vocês têm certeza de que não fui eu quem escreveu esse livro? Parece algo que eu teria feito..." - Tim Burton
Para aqueles que não conhecem Tim Burton, ele é um cineasta casado com a atriz Helena Bonham Carter e muito amigo de Johnny Depp, já dirigiu filmes como: Os Fantasmas se Divertem (1988), Edward - Mãos de Tesoura (1990), e mais recentemente Alice no País das Maravilhas (2010).

Terminei esse livro faz um dia e fiquei tentando achar um modo de contar um pouco da estória sem estragar as surpresas que se têm a cada página, então consegui uma forma discreta de lhe despertar interesse sem estragar seu conteúdo. Mas antes de começar, gostaria de lhe avisar que este livro é uma mistura de terror com um mundo fantástico criado por Ransom Riggs, mas se você gosta assim como eu dos filmes incríveis e assustadores de Tim Burton, se sentirá em casa com essa estória.
Resenha:
A estória inicia com a infância de Jacob - personagem principal e que narra em primeira pessoa o livro - e sua relação próxima com o avô. Vovô Portman passou toda a infância de Jacob lhe contando suas incríveis aventuras, sua infância em um orfanato em uma ilha distante onde cresceu dividindo espaço com crianças peculiares que tinham poderes incríveis. Com o passar do tempo Jacob começou a perceber que essas aventuras eram realmente histórias criadas pelo avô para poder fugir da terrível realidade que aconteceu: vovô Portam é judeu e fugiu dos nazistas na Segunda Guerra Mundial para
morar em um orfanato, porque perdeu toda a família nos campos de extermínio, logo em seguida entrou no exército para matar os "monstros" nazistas que aniquilaram sua família. Com isso Jacob começou a ignorar as histórias fantásticas do avô e nem por isso ele prosseguiu lhe contando e nem o forçando a acreditar nelas, até o momento em que ficou muito velho e começou a ficar perigoso.
Vovô Portman começou a alegar que estava sendo perseguido pelos monstros e que precisava se defender. Em uma dessas crises, Jacob estava trabalhando na drogaria da família e recebeu o telefonema do avô querendo saber onde estava a chave do seu armário de armas. Jacob ficou preocupado e foi atrás do avô que morava sozinho nos limites da cidade e acabou encontrando a casa revirada e o avô morrendo na floresta atrás da casa. Jacob, com somente 15 anos, ficou arrasado enquanto o avô morria em seus braços lhe dizendo para encontrar o orfanato onde cresceu entre outras coisas relacionadas a ele, e então Jacob viu um homem com tentáculos na boca espiando por entre as árvores antes de desmaiar.
Com o passar do tempo Jacob começou a frequentar o psicólogo por causa do trauma da morte do avô e a alucinação do monstro que viu - além de começar a duvidar se as estórias do avô realmente não eram reais -, mas tudo muda quando completa 16 anos e recebe um presente do avô, dado pela tia Susie. O presente era um livro que o vovô havia comentando antes de morrer e Jacob se vê na necessidade de saber a verdade sobre o que aconteceu com o avô, e o único jeito de descobrir seria indo para a ilha e encontrar a Srta. Peregrine que escreveu várias cartas para Portam. Mas será que o orfanato existe? Será que a Srta, Peregrine continua viva? E quem lhe garante que a verdade que procura será a verdade que deseja descobrir?
Esse livro lhe prende o início ao fim e conforme as verdades aparencem acaba por lhe prender mais ainda. Você não sabe o que esperar de Ransom Riggs a cada página que passa, e se vê surpreendido quando se chega ao final. Sem contar que é uma estória repleta de lugares assustadores e mórbidos, um orfanato que pode ser tão obscuro como belíssimo, mortes sangrentas e lutas intensas, além de alguns lugares fantásticos que chega a lhe brilhar os olhos. Esse primeiro livro de Ransom Riggs consegue lhe deixar morrendo de medo quando se lê de madrugada, como pode lhe despertar fascinação de dia e também tem uma forma de escrita muito tranquila e fluida fazendo com que termine o livro em poucos dias.
A estória é divida em 11 capítulos que mesclam fotos das crianças peculiares além de cartas e desenhos, fazendo com que casem perfeitamente. Como uma página é tomada por uma única foto o livro acaba rapidamente e também por ser contado em primeira pessoa torna a estória muito fácil de ser absorvida, mas nem por isso menos intensa. Também não posso me esquecer de mencionar que haverá segundo volume que está previsto para ser lançado nos EUA em janeiro de 2014, então, infelizmente, teremos de esperar mais um tempinho para ter a continuação aqui no Brasil.

E se virasse filme?
Isso mesmo! Segundo minha pesquisa recente, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares irá virar filme pela Twentieth Century Fox Film Corporation sendo adaptado por Jane Goldman - que adaptou X-man: Primeira Classe (2011) e A Mulher de Preto (2012) - e dirigido por nosso amado e querido Tim Burton! Pode dizer que essa vai ser uma ótima dupla para colocar o filme nas telas do cinema. Mas infelizmente ainda não há prévia para a estreia nem lá nos EUA, e muito menos aqui no Brasil, então o que resta é cruzar os dedos e esperar.
Para finalizar você consegue encontrar esse livro em qualquer livraria pelo preço aproximado de R$ 39,90 , mas como é um livro "recente" acho que não terá em algum sebo, mas não custa dar uma olhadinha antes. E se você quiser deixar algum comentário ou pedido pode ser feito nos comentários abaixo ou me enviar por e-mail: cantodoslivros@hotmail.com. Mas não esqueça de dar um curtir na minha página no facebook e ficar por dentro dos post's aqui no blog ou postagens relacionadas em: Canto dos Livros.