
Deixe-se ouvir


A Hora das Bruxas:
Autor(a): Anne Rice
Número de Páginas: 492 Número de Páginas: 490
Ano de Lançamento: 1990 Ano de Lançamento: 1990
Editora: Rocco Nota: ___
Nota: 5
Sinopse do primeiro volume: "Talamasca, um grupo com poderes extrassensoriais voltados para o bem, durante séculos pesquisou a vida da família Mayfair, uma dinastia de bruxas que começou no século XVII, na Escócia, transplantou-se para o Haiti e de lá para a fantasmagórica Nova Orleans. É através dos seus volumosos arquivos que vamos descobrir essa saga de seres decadentes e mórbidos, convivendo pacificamente com o incesto e as tempestades e um espírito, meio divindade celta, meio demônio, chamado Lasher.
Anne Rice mais uma vez prova por que é a mestra do gótico comtemporâneo, dominando, ao mesmo tempo, as rédeas do drama, da inspirada sexualidade e do fantástico."
Mais uma vez faz tempo que li esse livro e só li o primeiro volume, por que quando realmente não gosto de determinada saga ou triologia, não prossigo lendo. Mas os fãs de Anne Rice devem estar se perguntando o porquê coloquei este no Top Não tão Bom do Mês, e eu até as vezes me pergunto o mesmo, mas inumerando as coisas que não gostei muito nesse volume acabei chegando a conclusão de que teria de colocá-lo nessa categoria. Não se preocupe, direi os tópicos que não me agradaram logo depois de dar a introdução do enredo.
Enredo da estória:
Tudo realmente começa quando Rowan salva Michael de um afogamento em mar aberto, e depois disso ele percebe que não é mais o mesmo, quando em um simples toque ele consegue saber tudo sobre a pessoa e ver seu passado, inclusive se tocar em, um obejto do qual essa pessoa tocou. Nisso os dois acabam ficando inevitavelmente próximos, pois Michael sente que precisa estar perto de Rowan mesmo sem saber quem ela realmente é.
Rowan é a 13° descendente da família Mayfair, apesar de ter sido adotada por outro família e não fazer questão de saber mais sobre a sua descendência, mas tudo muda quando sua mãe biológica morre e ela é convidada a ir ao seu enterro e receber toda a fortura da família. Nisso Michael e Rowan vão até Nova Orleans. Chegando lá eles ficam sabendo mais sobre a casa que Rowan herdou e o que mais veio com ela, inclusive o fato dela saber que é uma bruxa.
Prós e Contras:
Nós podemos dividir o livro em três partes:
1°) A estória contada pelos vizinhos da família Mayfair que veem coisas estranhas acontecendo na casa, um homem que fica parado no meio do pátio encarando quem passa na rua e também dos médicos que vão até lá para cuidar da mãe de Rowan.
2°) A estória contada antes do presente, no caso, toda a história da família Mayfair, desde a primeira bruxa, e a caça as bruxas como o fato delas terem fugido da Escócia para viver em Nova Orleans.
3°) A estória contada pelos arquivos da sociedade secreta , que acompanha todas as gerações da família Mayfair e suas coisas sobrenaturais.
O fato de saber mais sobre a descendência dos Mayfair foi algo muito legal que acabou por justificar coisas presentes, como o fato de espírito Lasher estar presente em todas as gerações. Ele foi criado pela primeira bruxa Mayfair em 1660 e acabou por virar uma herança, só que ele não é tão bonzinho quanto parece já que pode dar prazer - em todos os sentidos - para as descendentes, como também pode fazer com que elas induzam ao incesto - algo que é extremamente comum para eles -.
Já algo que foi muito chato de ler foram os arquivos do Talamasca que acabam por repetir os mesmo assuntos algumas vezes, mas as partes que realmente valeram apena sobre esses arquivos foram quando eles pararam nas mãos certas, explicando coisas realmente interessantes - sinto não poder falar mais que isso -.
Algo que me deixou desconfortável foi justamente o assunto do incesto - para aqueles que não sabem, é quando se pratica o ato sexual com pessoas da sua família, gerando também filhos -, que não é algo comum nos dias de hoje além de ser muito repugante, mas como sempre Anne Rice traz assuntos polêmicos para seus livros. Mas se você não tem problema nenhum com isso, então será uma coisa a menos para dar contra na estória.
Uma coisa que não posso esquecer de mencionar é sobre o fato de que A Hora das Bruxas foi dividido aqui no Brasil em dois volumes, por isso quando terminandos o primeiro achamos que a estória parou no meio, quando na realidade ela realmente parou. Mas há também mais dois volumes denominados Lasher e Taltos, mas a estória em si termina no terceiro volume, o Taltos é como um bônus se você realmente gostou do enredo e quer saber mais sobre os personagens.
O enrendo do livro é extremamente bom, infelizmente eu não sou muito fã da forma como Anne Rice escreve, pois acho que ela enrola demais para esclarecer certo assuntos e a linguagem dela é extremamente rica e para alguns olhos acaba se tornando um pouco cansativa. Tirando isso, o livro seria perfeito, mas como não sou muito fã de quebrar a cabeça com livros acabou não me agradando em particular. Mas se, apesar de todas as coisas que disse ficou interessado na estória, você consegue encontrar em qualquer livraria pelo preço aproximado de R$ 60,00 cada volume, mas lembre de dar uma olhada em algum cebo antes.
Para finalizar deixe seu comentário logo abaixo e dê um curtir na minha página do facebook: Canto dos Livros.